Background

Workshop Imagem e Moda. Se você perdeu...

Por Gisele Caldas. Fotos: ©/D!MP...

No dia 10 de julho, aconteceu o workshop realizado pelo Instituto Rio Moda Imagem e Moda e que foi facilitado pela Silvana Holzmeister e o Mário Queiroz. O que eu esperava naquele sábado superou minhas expectativas. Fui com uma idéia e sai de lá com vários horizontes sobre a questão da Imagem em Moda. A Silvana começou falando sobre a diferença que existe em se anunciar um produto e se criar uma imagem e sobre o novo e discutido termo: Cultura de Moda.  Considero que esse tema por si só, já daria um workshop, pois são poucos os que reconhecem a Cultura de Moda, como uma condição a mais para o profissional dessa área, pois a questão não é apenas se manter informado e sim se aprimorar. Quantos dos que trabalham com criação em moda, conseguem ir a uma exposição de arte contemporânea no meio do expediente sem ouvir: mas e o trabalho, como fica? Executor qualquer um pode ser, mas criador num ambiente que não favorece a criação, já é outra questão.  A maior parte dos empresários que não tem formação em Moda não faz idéia do que é isso. Muito menos sabem como lidar e absorver as várias vertentes que a informação traz. Mas quando contrata um estilista ele diz sem saber o que é que precisa de um profissional com Cultura de Moda.
Mas voltando, ao workshop Imagem e Moda. O Mário Queiroz trouxe discussões mais próximas do cotidiano de quem trabalha com Estilo/Criação/Design. E enfatizou a sensibilidade que deve se possuir ao criar recursos de divulgação da imagem da marca, como por exemplo, o catálogo que se bem feito pode se tornar um objeto com valor emocional e difícil de desfazer. Confesso que eu guardo catálogos que parecem livros e que de tão lindos não jogo fora por nada, dado o detalhe e carinho que foram concebidos ou então a criatividade que ultrapassou os limites imaginação. Adorei saber que o Mário Queiroz, coleciona catálogos e bolsas que ele considera singulares, assim sinto-me menos diferente e tenho argumento em casa para deixá-los lá como material de pesquisa.
Quem não conseguiu se programar para participar deste workshop, aconselho procurar o Inst. Rio Moda e falar com a Fernanda, para deixar uma pré-inscrição, pois já existe um fila de espera.
Gente valeu muito à pena para mim, aconselho! Invista em você mesmo (a), pois ninguém fará isso por você.  Minha máxima: quem tem informação tem o poder! J
Mário Queiroz e Alessandra Marins
Silvana Holzmeister e Roberto Meireles

Categories: , , , Share

Leave a Reply