Workshop Imagem e Moda. Se você perdeu...
Por Gisele Caldas. Fotos: ©/D!MP...
No
dia 10 de julho, aconteceu o workshop realizado pelo Instituto Rio Moda Imagem
e Moda e que foi facilitado pela Silvana Holzmeister e o Mário Queiroz. O que
eu esperava naquele sábado superou minhas expectativas. Fui com uma idéia e sai
de lá com vários horizontes sobre a questão da Imagem em Moda. A Silvana começou
falando sobre a diferença que existe em se anunciar um produto e se criar uma
imagem e sobre o novo e discutido termo: Cultura de Moda. Considero que esse tema por si só, já daria
um workshop, pois são poucos os que reconhecem a Cultura de Moda, como uma
condição a mais para o profissional dessa área, pois a questão não é apenas se
manter informado e sim se aprimorar. Quantos dos que trabalham com criação em
moda, conseguem ir a uma exposição de arte contemporânea no meio do expediente
sem ouvir: mas e o trabalho, como fica? Executor qualquer um pode ser, mas
criador num ambiente que não favorece a criação, já é outra questão. A maior parte dos empresários que não tem
formação em Moda não faz idéia do que é isso. Muito menos sabem como lidar e
absorver as várias vertentes que a informação traz. Mas quando contrata um estilista
ele diz sem saber o que é que precisa de um profissional com Cultura de Moda.
Mas
voltando, ao workshop Imagem e Moda. O Mário Queiroz trouxe discussões mais próximas
do cotidiano de quem trabalha com Estilo/Criação/Design. E enfatizou a
sensibilidade que deve se possuir ao criar recursos de divulgação da imagem da
marca, como por exemplo, o catálogo que se bem feito pode se tornar um objeto
com valor emocional e difícil de desfazer. Confesso que eu guardo catálogos que
parecem livros e que de tão lindos não jogo fora por nada, dado o detalhe e
carinho que foram concebidos ou então a criatividade que ultrapassou os limites
imaginação. Adorei saber que o Mário Queiroz, coleciona catálogos e bolsas que
ele considera singulares, assim sinto-me menos diferente e tenho argumento em
casa para deixá-los lá como material de pesquisa.
Quem
não conseguiu se programar para participar deste workshop, aconselho procurar o
Inst. Rio Moda e falar com a Fernanda, para deixar uma pré-inscrição, pois já
existe um fila de espera.
Gente valeu muito à pena para mim, aconselho!
Invista em você mesmo (a), pois ninguém fará isso por você. Minha máxima: quem tem informação tem o poder!
J
Mário Queiroz e Alessandra Marins
Silvana Holzmeister e Roberto Meireles