Outono-inverno do Senac Rio Fashion Business vende R$ 830 milhões
Fonte: In Press Porter Novelli
Rio, 13 de janeiro de 2012.
Rio, 13 de janeiro de 2012.
O uso nas coleções de um mix de tecidos com texturas mais
leves porém aconchegantes para o frio do outono-inverno aliado à atração de
milhares de compradores multimarcas dos quatro cantos do Brasil, com forte
aumento de lojistas do Sul do país, deram a algumas das principais marcas presentes
à 19ª edição do Senac Rio Fashion Business um crescimento de vendas superior à
mostra primavera-verão, em maio de 2011. O evento obteve um aumento nas vendas
de 9,2% em relação à última edição outono-inverno, chegando a R$ 830 milhões.
A carioca Afghan, de Isio Feldman, registrou mais de 240
atendimentos só nos dois primeiros dias da bolsa de negócios, 50 a mais que na
mesma fase da edição primavera-verão e projeta crescimento de quase 30% sobre a
mostra de maio. Em três dias, a cearense Cholet, de Denise Roque, vendeu 42 mil
peças, 40% acima da mostra primavera-verão, que normalmente registra volume de
vendas maior. A agressiva meta de comercializar 50 mil peças deve ser cumprida
até o encerramento dos negócios, às 20 horas de sexta, resultando em aumento de
mais de 60% nas vendas.
Para o consultor comercial Ruben Sperandei Filho, que
assessora várias marcas no evento, dois fatos marcaram a edição. A grande presença
de lojistas do Sul do país e a consolidação do espaço da moda masculina. Ele trouxe
para o evento a Limits, que registrou 40% de aumento nas vendas em relação à
primavera-verão, e a também carioca Aviator, que conquistou quase 20 novos
clientes, ”feito expressivo num evento de negócios da moda essencialmente
dominado por multimarcas voltadas ao público feminino”, afirma Sperandei.
Outras marcas também tiveram ótimo desempenho. A estreante
Via Mia está bastante satisfeita com o resultado das vendas e com a conquista
de 40 novas cidades do Norte, Centro-Oeste e Sul. A Botswana cresceu 10% em
relação à mostra primavera-verão. A Chow conquistou novas praças no Sudeste (MG
e ES) e no Centro-Oeste (DF e GO). A Maria Filó abriu novas frentes em Santa Catarina
e no Rio Grande do Sul, Bahia, ES, GO e até no Amapá. O Grupo Sacada/Oh,Boy!/Addict
registrou média de crescimento de 20% também em relação à última edição, assim
como a Cavendish, que, mesmo com uma linha feminina mais clássica, também
recebeu 10% a mais de encomendas. A carioca Verty teve vendas 60% superiores ao
inverno passado (15 mil peças) e conquistou representantes em dois novos
estados: Mato Grosso e Rondônia, além do reforço em cidades onde não estava
presente.
Entre as 74
pequenas e microempresas dos 15 estandes do Programa Núcleo Criativo, da
Fecomércio-RJ, os destaques foram as marcas de Petrópolis e Região Serrana, de
Niterói e do Sul Fluminense. As vendas do grupo Natal Pensando Moda superaram R$
300 mil, acima das expectativas, “já que o Nordeste não tem tradição em moda
inverno”, alegou Auxiliadora Sales, gerente do Sebrae-RN e coordenadora do
grupo de sete empresas presentes no evento. Foram tantas encomendas de maxicolares
da S Design, uma das marcas, que a proprietária Sheila Morais aumentará em 50%
seu contingente de funcionários para atender aos pedidos.
O
artista plástico Coco Barçante saiu do evento sorrindo de orelha a orelha.
Vendeu os painéis Ipanema e Nós na Lapa para lojistas do Rio e
embolsou R$ 28 mil para dividir com as artesãs que participam de seu projeto, Sentimentos do Rio, composto por 12 painéis
ao longo de 10 anos. E, para completar, fez uma parceria com a Prefeitura e negociou
100 aventais para serem usados em eventos internos, que totalizou R$ 13 mil.
De acordo com Orlando Diniz, presidente do Sistema
Fecomércio-RJ, “o sucesso de mais esta edição do Senac Rio Fashion Business não
se limita aos resultados obtidos com as vendas que o evento alavanca,
indiscutivelmente fantásticas. Por trás de cada estande de exposição, estão
histórias de empreendedorismo e de criatividade, protagonizadas por pessoas que
conseguem, através da moda, traduzir nossa história e nossa cultura em produtos
altamente competitivos. E o Rio de Janeiro, capital mundial da criatividade, é
o palco natural deste encontro entre cultura e negócios. A Fecomércio-RJ e o
Senac Rio apostam neste potencial como forma de assegurar um desenvolvimento
justo e sustentável para o nosso Estado”.
A
diretora-geral do evento, Eloysa Simão, também comemora o sucesso desta edição:
“o Senac Rio Fashion Business se consolidou como a principal referência de
evento de negócios no calendário de atacado do Brasil. Seus números mostram
aceitação plena da proposta de unir diversos setores que gravitam em torno da
moda em uma grande plataforma de negócios”. Nesta edição, o tradicional Fórum de
Lojistas reuniu 14 palestrantes, com a abordagem de temas desde a cozinha
sustentável ao novo luxo.